Baixar Tocar O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, anunciou a saída do país do Tribunal Penal Internacional.
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, anunciou a saída do país do Tribunal Penal Internacional. Ele falou durante uma visita do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, à capital húngara, Budapeste. Viktor Orbán disse que nos últimos anos o tribunal deixou de ser neutro e se tornou uma corte política. Netanyahu agradeceu a decisão de Orbán e chamou o Tribunal Penal Internacional de "organização corrupta". O TPI emitiu ordens de prisão contra Netanyahu e o ex-ministro da Defesa de seu governo, Yoav Gallant, por crimes que incluem assassinatos, perseguições e uso da fome como arma de guerra.
Faixa de Gaza
Centenas de pessoas, incluindo crianças, se amontoavam em busca de comida nesta quinta-feira (3) em frente a uma cozinha comunitária na cidade de Beit Lahiya, na Faixa de Gaza. Segundo as Nações Unidas, milhares de palestinos correm risco de fome severa e desnutrição. Desde a volta dos bombardeios israelenses, há três semanas, organizações de ajuda humanitária foram impedidas de entrar com alimentos no território.
Peru
Deslizamentos de terra na província de Chanchamayo, no Peru, causaram a morte de três pessoas. As vítimas eram trabalhadores que faziam a manutenção de uma estrada. Eles caíram de uma altura de 150 metros. As fortes chuvas dos últimos dias também atingiram a província de Puno, onde ruas e escolas ficaram inundadas.
*Com informações da Agência Reuters e colaboração de Iara Balduíno