SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Palmeiras não marca há três rodadas, e a chance clara perdida por Flaco López no empate contra o Botafogo, neste domingo (30), pelo Brasileiro, levantou ainda mais dúvidas sobre o poder de fogo do ataque alviverde.
Um atacante não balança as redes pelo time de Abel Ferreira desde as quartas de final do Paulistão. Na vitória contra o São Bernardo, Estêvão (duas vezes) e Flaco López marcaram para o Palmeiras. Já contra o São Paulo, o meia Raphael Veiga converteu pênalti.
Além disso, o lesionado Maurício foi o artilheiro isolado do time até o mata-mata contra o São Bernardo. O meia tem cinco gols na temporada e não entra em campo desde o início de fevereiro. Estêvão só igualou o número de gols cerca de um mês depois.
Estêvão é o principal desafogo do Palmeiras, mas tem sofrido para se livrar da marcação adversária. O atacante ainda busca seu primeiro gol em clássicos e levou um "puxão de orelha" de Abel Ferreira após a derrota para o Corinthians pela ida da final do Paulista.
Flaco López virou reserva após a contratação de Vitor Roque, mas já era cobrado por Abel. O argentino é o vice-artilheiro do time, com quatro gols, foi para o banco a partir das semis do Paulistão e está longe do desempenho de 2024, quando foi o artilheiro do Estadual, com dez tentos.
Vitor Roque busca o primeiro tento pelo clube paulista, e Abel pediu calma. O camisa 9 chegou a quatro jogos pelo Palmeiras, sofreu dois pênaltis, mas ainda não conseguiu resolver a falta de eficácia do Alviverde.
Os gols do Palmeiras em 2025:
- Maurício e Estêvão: 5 gols
- Flaco López: 4 gols
- Richard Rios, Facundo Torres, Raphael Veiga, Thalys: 2 gols cada
- Gustavo Gómez, Luighi, Allan: 1 gol cada
ATAQUE DEVE MUDAR AO LONGO DA TEMPORADA
Paulinho avança em recuperação e deve estar à disposição de Abel Ferreira em breve. O atacante, contratado em janeiro, se recupera de uma cirurgia na perna e já participa de treinamentos com o restante do grupo.
Abel perderá Estêvão após o Super Mundial. O camisa 41 está vendido ao Chelsea e se apresentará do clube inglês no segundo semestre deste ano.
Volta de Maurício pode "tirar" um atacante do time. O meio-campista está em transição física e pode forçar Abel a jogar com quatro homens no meio-campo e, consequentemente, dois atacantes. Outra opção é sacar um dos meio-campistas - como Raphael Veiga - e manter um trio na frente.
A 'MALDIÇÃO' DA CAMISA 9
Abel Ferreira sofre com o centro do ataque desde sua chegada ao Palmeiras. Vitor Roque é o 11º nome diferente escalado pelo português.
O treinador teve melhores resultados com Rony, improvisado, e Endrick. A dor de cabeça voltou após a saída do jovem da base para o Real Madrid, no meio de 2024.
O Palmeiras trouxe Vitor Roque para "resolver" a questão, mas o camisa 9 ainda não deslanchou. A contratação foi a mais cara do futebol brasileiro e custou 25,5 milhões de euros (R$ 155 milhões) aos cofres alviverdes.
Notícias a Minuto