[ad_1]Prestar depoimentos e registrar ocorrĂȘncias, como violĂȘncia domĂ©stica contra a mulher. Esses são alguns dos nove serviços disponĂveis à população na nova unidade...
Prestar depoimentos e registrar ocorrĂȘncias, como violĂȘncia domĂ©stica contra a mulher. Esses são alguns dos nove serviços disponĂveis à população na nova unidade da PolĂcia Civil. O posto, que funciona no SAC Salvador Shopping, tem capacidade para realizar 740 atendimentos por mĂȘs. A unidade conta com serviços de registro de ocorrĂȘncias para o pĂșblico em geral, mas tem como foco o pĂșblico feminino, com os serviços de depoimentos on-line pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). TambĂ©m Ă© possĂvel agendar depoimentos para as Delegacias Territoriais da Barra, Pituba e de Camaçari, alĂ©m da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).
O posto, que foi inaugurado em 7 de agosto, em celebração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, chega para trazer ainda mais comodidade e discrição aos cidadãos. A delegada-geral da PolĂcia Civil, HeloĂsa Campos de Brito, destaca que a iniciativa Ă© um grande reforço na proteção das vĂtimas de violĂȘncia domĂ©stica e familiar. "A partir desta união de esforços e expertise do SAC com a PolĂcia Civil, estĂĄ sendo implementado um serviço de acolhimento e eficiĂȘncia, em um ambiente mais acessĂvel para as mulheres", destacou.
O atendimento Ă© realizado mediante agendamento no SAC Digital. O serviço de registro de ocorrĂȘncias para o pĂșblico em geral pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. JĂĄ os depoimentos on-line para o pĂșblico feminino são realizados, inicialmente, às quartas-feiras, no turno vespertino. Para acessar o SAC Digital Ă© só baixar o aplicativo ou atravĂ©s do portal www.sacdigital.ba.gov.br.
Estrutura e privacidade
Com o intuito de viabilizar atendimentos com segurança e excelĂȘncia, a unidade possui trĂȘs pontos de atendimento, com uma sala para a realização dos depoimentos on-line e outra para registro de ocorrĂȘncias, para manter a segurança e o sigilo do cidadão comunicante ou da vĂtima. No primeiro semestre de 2023, a PolĂcia Civil instaurou 13.153 inquĂ©ritos policiais, encaminhou para o Poder JudiciĂĄrio outros 7.171 e jĂĄ solicitou 3.064 medidas protetivas de urgĂȘncia para vĂtimas de violĂȘncia domĂ©stica e familiar. AlĂ©m do novo atendimento no SAC, as mulheres tambĂ©m contam com 15 Deams e nove NĂșcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neam), no interior.
A PolĂcia Civil tambĂ©m implementou o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas VulnerĂĄveis (DPMCV), que vai reforçar a rede de atenção às vĂtimas de violĂȘncia domĂ©stica e familiar. As denĂșncias podem ser feitas por qualquer pessoa pelo Disque DenĂșncia da Secretaria da Segurança PĂșblica, ligando 181. Não Ă© preciso se identificar.
Fonte: Ascom/PC