Quem for aproveitar o São João antecipado em Ilhéus, no litoral sul da Bahia, contará com os serviços da Defensoria Pública do Estado (DPE/BA) operando em regime de plantão especial. Entre os dias 13 e 15 de junho, das 17h às 23h, a equipe estará disponível em um estande na Avenida Soares Lopes, garantindo assistência jurídica imediata e ações de educação em direitos.
O plantão terá como foco prevenir violações e garantir proteção em áreas prioritárias não penais, como saúde, direitos do consumidor, proteção à criança e ao adolescente, idosos, população negra, comunidade LGBT e mulheres. “Nossa equipe estará atenta para quaisquer ilegalidades e pronta para agir rapidamente”, afirma a coordenadora da 3ª Regional da DPE/BA em Ilhéus, Elizete Reis. O grupo será composto pela coordenadora, dois defensores e cinco servidores.
Com a expectativa de milhares de visitantes atraídos pelos festejos, os serviços públicos estarão especialmente atentos às demandas emergenciais. A atuação coordenada com outros órgãos visa responder prontamente às necessidades decorrentes do maior fluxo de pessoas durante o período festivo.
Segundo Elizete Reis, a presença da Defensoria assegura que todos possam curtir o evento com tranquilidade, garantindo a proteção de seus direitos fundamentais. “Esperamos contribuir para uma festa segura e tranquila, agindo de forma eficiente sempre que necessário”, destacou.
Após uma pausa de 13 anos, a DPE/BA retorna ao evento em Ilhéus, retomando a experiência bem-sucedida dos anos de 2011 e 2012, quando realizou plantões e atividades itinerantes no circuito festivo.
Além do atendimento emergencial, estão previstas ações educativas para sensibilização sobre direitos fundamentais. Em preparação, foram realizadas visitas prévias aos espaços de atendimento médico, acolhimento de crianças, e à empresa responsável pelo apoio aos catadores e ambulantes.
Além de Ilhéus, outras seis cidades da Bahia também contarão com plantão especial da Defensoria durante os festejos juninos: Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Irecê, Jequié, Itabuna e Ipiaú.
Serviço
O quê: Plantão da Defensoria Pública no São João de Ilhéus
Quando: De 13 a 15 de junho, das 17h às 23h
Onde: Estande na entrada do circuito, Avenida Soares Lopes