Manchetes Câncer

Alerta Urgente: Rouquidão Persistente Pode Ser Câncer!

Especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce no Dia Mundial da Voz.

Por Redação

16/04/2025 às 17:36:06 - Atualizado há

A persistência da rouquidão, frequentemente negligenciada como um sintoma menor, pode ser o primeiro sinal de câncer de laringe. A detecção precoce é crucial para o sucesso do tratamento.

No Brasil, o câncer de laringe responde por cerca de 2% dos tumores que afetam a população. Em dois terços dos casos, os tumores se localizam na região da prega vocal.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial aproveita o Dia Mundial da Voz, nesta quarta-feira (16), para reforçar a importância de procurar um especialista caso a rouquidão persista por mais de duas semanas.

"Esse tipo de câncer é responsável por cerca de 2% dos tumores que afetam a população no Brasil, e, em dois terços dos casos, os tumores estão localizados na região da prega vocal. Esse tipo de câncer pode ser facilmente tratado com cirurgia ou radioterapia, se for descoberto na fase inicial, com chance de índice de cura acima de 90%. Mas há uma estimativa de que 80% dos diagnósticos de câncer de laringe no Brasil são feitos em estágios mais avançados" revela Daniel Dávila, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Além da rouquidão, outros sintomas como pigarro constante, sensação de bolo na garganta, dor persistente e nódulos no pescoço merecem atenção e investigação médica.

Indivíduos expostos ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool apresentam um risco significativamente maior de desenvolver lesões pré-malignas e câncer de laringe.

"O principal agente etiológico para o paciente ter lesão pré-maligna na prega vocal é o tabagismo. E se esse tabagismo vier associado com o consumo de álcool existe uma sinergia entre esses fatores que pode aumentar em até 40 vezes as chances de o paciente ter um câncer de laringe" enfatiza Daniel Dávila.

A inalação de pó e componentes químicos no ambiente de trabalho também representa um fator de risco.

O diagnóstico inicial pode ser realizado por um otorrinolaringologista através de exame clínico e videolaringoscopia.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Folha de Ilhéus

© 2025 Copyright © 2025 - Folha de Ilhéus
Rua Sete de Setembro. 99, Ilhéus

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Folha de Ilhéus